Wednesday, August 11, 2004

Fortunas da Luizinha

Não passa indiferente a ninguém o facto da fila para as “Farturas da Luizinha” manter-se sempre longa, apesar das várias barracas de farturas e churros espalhadas no recinto da Feira de Sant’iago. Idalina Antunes veio este sábado com o marido à feira, pela primeira vez este ano, e está há 10 minutos na fila para comprar meia dúzia de farturas Luizinha. “Não vou para a fila do pão e venho para aqui, veja lá”, desabafa. No entanto, Idalina permanece impávida e serena no seu lugar. “Se quer que lhe diga, nem sei bem porquê. Vejo toda a gente aqui, e aqui estou eu também”, tenta explicar.
As “Farturas da Luizinha” marcam presença há 40 anos na Feira de Sant’iago. Segundo nos disse o seu proprietário, Manuel Gonçalves Pereira, o negócio das farturas foi iniciado pela avó da sua esposa Esmeralda Palma Pereira, que se chamava exactamente Luizinha, e que continuou a ser dirigido pelos sogros. Quando estes deixaram de trabalhar, Manuel Gonçalves Pereira continuou o rentável negócio de família e agora vê, com orgulho, os seus filhos a trabalharem nele também. Em relação ao sucesso do negócio, Manuel Pereira diz que o segredo reside na qualidade dos produtos que utiliza na confecção das farturas. “Trabalhamos sempre com a mesma qualidade de produtos e essa é a razão pela qual temos sempre filas enormes”, diz, avançando que “de ano para ano” a barraca da Luizinha tem tido cada vez mais clientes. “Tenho pessoas que vêm cá há mais de 30 anos”, diz com visível satisfação. “Esta fartura não cria azia, não sabe a azeite, o cliente fica satisfeito e volta”. Em relação ao facto de ter clientes por vezes mais de 30 minutos à espera para comprar uma fartura o vendedor diz que os cinco elementos da equipa trabalham “o mais rápido que podem” mas “como a quantidade de farturas que cada cliente leva é grande o serviço fica mais demorado”.
Para além da Feira de Sant’iago, quem quiser matar saudades das farturas da Luizinha no restante período do ano basta ir ao mercado do Pinhal Novo, no segundo domingo de cada mês.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

You have a very good blog that the main thing a lot of interesting and useful! erectile dysfunction

3:04 AM  

Post a Comment

<< Home