Monday, January 31, 2005

Jornalista José Pedro Castanheira apresenta "No Reino do anonimato"

O livro «No Reino do Anonimato - Estudo sobre o jornalismo online», do jornalista do semanário «Expresso» José Pedro Castanheira, é apresentado, no próximo dia 2 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal de Espinho, por Joaquim Fidalgo, docente da Universidade do Minho.

Esta obra analisa as vantagens e desvantagens do imediatismo da Internet, os riscos e perigos da mesma, sendo um dos primeiros estudos efectuados em Portugal sobre este meio de comunicação. Aborda a liberdade de expressão, a globalização, o acesso a vários tipos de informação, a interactividade permitida, ressaltando a atracção e o perigo do anonimato.

Nascido em Lisboa, no ano 1952, José Pedro Castanheira dedicou-se ao jornalismo a partir dos anos setenta, tendo sido um dos fundadores do diário «A Luta», em 1975, do qual foi chefe de redacção.

Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas (1985/86) e da Comissão Organizadora do 3/o Congresso dos Jornalistas Portugueses, em 1998. Desde 1989 que trabalha no semanário «Expresso», no qual se dedica, sobretudo, à grande reportagem e ao jornalismo de investigação, tendo recebido, entre outros galardões, o Primeiro Prémio de Reportagem, do Clube Português de Imprensa, em 1993 e 1997.

in http://www.jornalistas.com/noticias.php?noticia=1515

1 Comments:

Anonymous africamente said...

www.africamente.com : um novo espaco de amizades e encontros, com videochat, mapas, blogs, albuns de fotos, videoteca, música e noticias !

12:01 PM  

Post a Comment

<< Home